A Capital das Baleias
Puerto Madryn
A cidade de Puerto Madryn está localizada nas margens das águas azuis do Golfo Nuevo, na costa da província de Chubut, sobre as falésias de um pequeno planalto que possui uma vista deslumbrante sobre o Oceano Atlântico.
A temporada de baleias é uma das atrações turísticas que tornou conhecida a linda cidade de Puerto Madryn no mundo. De junho a dezembro chegam em suas margens diferentes espécies de baleias vindas diretamente do sul, que podem ser observadas tanto em passeios de observação que partem de Puerto Pirámides e também de alguns pontos de vista naturais e quase todas as praias que fazem fronteira com a cidade.
Graças ao grande número de mergulhadores de todo o mundo que a escolheram, Puerto Madryn projetou nos últimos anos numerosos recifes artificiais, escolhidos para os tradicionais batismos subaquáticos. Não é à toa que no resto do país é esta cidade conhecida como a capital nacional do mergulho.
Fundada em 1865 com a chegada de 150 imigrantes galeses, o nome de Puerto Madryn remete a Sir Love Jones Parry, Barão de Madryn, um dos homens mais famosos de Gales na época.
Hoje, com milhares de turistas que a visitam a cada ano, Puerto Madryn ainda é o centro de serviços turísticos na costa da Patagônia e porta de entrada para a vasta Península Valdés, declarada Patrimônio Natural da Humanidade em 1999.
Todos os balneários de Madryn contam com a infraestrutura necessária para a prática de inúmeras atividades náuticas, dentre as quais se destacam o windsurfe e, é claro, o mergulho.
Por sua localização geográfica particular, a precipitação é baixa durante todo o ano e a temperatura média anual é de cerca de 14ºC, com máxima de 35°C no verão e mínimas abaixo de 5°C no inverno.
Para chegar a Puerto Madryn a partir de Buenos Aires, você deve viajar 1.400 quilômetros ao longo da Rota Nacional 3. Várias companhias aéreas oferecem serviços voos diários para a cidade ou para Trelew, que é de 67 km, uma distância que pode ser realizada em transfers.