O paraíso do trekking
El Chaltén
El Chaltén é o povoado mais jovem da Argentina. Foi fundado em 12 de outubro de 1985 como posto fronteiço limítrofe com o Chile.
É a capital do trekking da Patagônia Argentina.
Localizado na seção do Lago Viedma do Parque Nacional Los Glaciares, sua população estável de 600 habitantes recebe ao redor de 80.000 turistas por ano, 60% deles, estrangeiros.
Quem visita esta paragem patagônica o faz motivado pela beleza das montanhas Fitz Roy e Torre, duas das montanhas mais difíceis de escalar no mundo.
O Fitz Roy é um maciço de granito de 3.375 m. ao que os tehuelches chamavam Chaltén (em língua ahonikenk significa “montanha que joga fumaça”) e que deu origem ao nome do povoado.
A imponente montanha pode ser vista do povoado, mas quem deseja acercar-se a sua geografia podem incursionar em um dos melhores trekkings que oferece o lugar, o da Laguna de los Tres, lugar que se alcança depois de 4 horas de caminhada de ida.
As atividades podem ser realizadas sozinho e algumas com guias especializados (recomendado).
El Chaltén é a porta de entrada do Gelo Continental Patagônico, a vila oferece todos os serviços que o visitante possa necessitar: hospedagens, restaurantes, agências de turismo, aluguel de cavalos, armazéns, oficina mecânica, posto de gasolina e borracharia, posto sanitário, telefone público, fax e linhas regulares de ônibus que o conectam com El Calafate.
A navegação e o mini trekking ao Glaciar e Lago Viedma (considerado o maior glaciar da Argentina, com 978 km²), o passeio até o Lago do Deserto e diversos passeios curtos completam a oferta turística do povoado.
Roteiros
Ushuaia & El Calafate & El Chaltén - 11 dias /10 noites
Melhor ir: novembro a março
Ideal para: casal, amigos, família com adolescentes
El Calafate & El Chaltén Experience - 7 dias/6 noites
Melhor ir: de outubro a abril
Ideal para: Trekkers, aventureiros, amigos, casal, sozinhos